Nesta quinta-feira, 28, o âncora do programa "Agenda Comunitária" da Aquidabã FM, Leno Félix, usou a tribuna da Câmara de Vereadores para apresentar uma proposta: um compromisso coletivo para o planejamento estratégico da cidade através da formação de uma comissão mista, composta por membros dos poderes executivo, legislativo e sociedade civil. Leno, enfatizou a necessidade de ativar o Fórum dos Conselhos Municipais, incluindo o Conselho da Cidade, em uma iniciativa já aprovada pela casa legislativa.
A proposta baseia-se na importância do planejamento urbano para a captação de recursos da União e no reconhecimento de que recursos como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e emendas parlamentares não são suficientes para enfrentar desafios crônicos, como a dívida pública e outros problemas que afetam o município.
Leno Félix na tribuna da Câmara de Vereadores - Imagem Ronald Ribeiro
Ele argumentou que, especialmente no contexto do governo de Lula, que valoriza a participação popular, é crucial que todos os poderes constituídos se unam à sociedade civil para pensar a longo prazo no desenvolvimento da cidade. Leno ressaltou a importância da participação da comunidade aquidabãense nesse processo, através dos conselhos.
O programa "Agenda Comunitária," conduzido por Leno Félix há uma década, não é apenas um veículo radiofônico, mas um projeto de desenvolvimento local sustentável da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Aquidabã - ACCCA, um instrumento de mobilização da comunidade e uma força motriz para a busca de melhorias nas condições de vida da população e na infraestrutura do município.
A proposta de Leno Félix foi recebida com atenção pelos vereadores, e a Presidente da Câmara Tânia de Valter, se comprometeu a organizar uma comissão mista para discutir os próximos passos de efetivação do Fórum dos Conselhos. O Agenda aguarda com expectativa o desdobramento dessa iniciativa que visa o crescimento sustentável de Aquidabã e o bem-estar de todos os seus habitantes.