Aquidabã realizou nesta quarta-feira, 27 de setembro de 2023, a sua 1ª edição da Conferência Municipal de Juventude, com o tema Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver, no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que fica localizado nas proximidades da Lagoa do Vigario. O evento organizado pela Secretaria Municipal de Esportes em parceria com a Assistência Social, contou com as participações de Mylena Rocha e Jonas Henrique, representantes da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Aquidabã e dos integrantes do Mídia Jovem.
Na oportunidade foram debatidas e votadas propostas municipais, estaduais e nacionais, baseadas em 12 eixos, as quais irão compor projetos futuros da cidade e serão levadas à conferência estadual da juventude de Sergipe.
Momento de elaboração das propostas ouvindo a juventude
Entre os eixos balizadores dessas discussões estão o direito à cultura, ao desporto e ao lazer, à comunicação e à liberdade de expressão, direito à educação, à profissionalização, ao trabalho e à renda, direito à diversidade e à igualdade, direito à saúde, ao território e a mobilidade, direito à sustentabilidade e ao meio ambiente, direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil, direito à segurança pública e ao acesso à Justiça, ao Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve).
Momento de escolha dos delegados para a Conferência Estadual da Juventude
Ao final do evento, os participantes elegeram 2 delegados, o jovem Paulo, estudante do Colégio Estadual Francisco Figueiredo, representante da sociedade civil e Edson Capoeirista representante do governo, para integrar a conferência estadual.
O evento contou com a participação ativa dos presentes, sinalizando um importante passo para a construção de uma política de juventude que a contemple e que, para isso, precisa do incentivo e comprometimento dos governantes.