Meninos das Turmas A e B - 6° ano Ensino Integral (Foto: Aquidabã FM 104,9)
Hoje, 27 de fevereiro, iniciaram as aulas das primeiras turmas do Ensino em Tempo Integral do município de Aquidabã. O projeto piloto acontece no Colégio Estadual Milton Azevedo e contempla o 6° ano do Ensino Fundamental.
Turmas A e B - 6° ano integral CEMA
Este ano, a equipe diretiva do Milton Azevedo foi renovada após processo seletivo e está composta pela pedagoga Ibéria Maria que está diretora, Gardênia Santa Rosa, secretária, coordenadores de ensino, professoras Anne Dayane Melício, Ana Carla Barros dos Santos e professor Rafael Ferreira. Além do 6° integral, o colégio está ofertando turmas do 2° ao 5° ano e EJA – Educação de Jovens e Adultos.
Parte da equipe diretiva CEMA sendo entrevistada por Fabrício Martins - Mídia Jovem
A Educação Integral parte da ideia de que a escola deve ofertar subsídios para o desenvolvimento do estudante em suas dimensões intelectual, física, emocional, social e cultural, do ponto de vista individual e, principalmente coletivo.
O governo anterior, de Belivaldo Chagas, por meio da Secretaria de Estado da Educação, sob o comando do então secretário Josué Modesto, iniciou a implantação do Ensino Integral em Sergipe. A medida se espelhou, especialmente, nos estados de Pernambuco e Ceará, referências na concepção de Educação Integral no Brasil.
Em Aquidabã, desde o início da implantação da modalidade no estado, o assunto dividiu opiniões e posições, principalmente entre as comunidades escolares dos Colégios Estaduais Francisco Figueiredo, Nações Unidas e Milton Azevedo. Somente no segundo semestre de 2022, o conselho escolar do CEMA optou por aderir ao Ensino em Tempo Integral, com a condição de que os recursos para as devidas adaptações e reformas pudessem chegar com a devida celeridade.
A proposta do Ensino em Tempo Integral amplia o tempo do aluno na escola a fim de cumprir outros processos educativos e pedagógicos para além dos tradicionais. Para tal, é preciso que a escola esteja equipada com banheiros adequados, refeitórios, laboratórios diversos e outros. O CEMA, que neste ano de 2023 completa 80 anos de atividade, ainda não conta com tamanha infraestrutura, mas a comunidade escolar aposta no compromisso dos governos que tem sinalizado o ensino integral como prioridade no país.
A Aquidabã FM vai acompanhar de perto essa experiência, contribuindo para que as exigências sejam devidamente cumpridas.