Hoje, no programa Agenda Comunitária, Leno Félix conversou com Agnes Vieira, Diretora de Meio Ambiente de Aquidabã, e com Mário Rosa de Albuquerque, o Superintendente do Consórcio de Saneamento Básico do Baixo São Francisco Sergipano - CONBASF, acerca do encerramento do Lixão de Aquidabã.
O projeto que já está se encaminhando nos 28 municípios que participam do Consórcio do Baixo São Francisco, se baseia na substituição do modelo de coleta de resíduos sólidos em todo o país, com base em uma Política Nacional instituída pela lei nº 12.305. As metas do trabalho são o estabelecimento de aterros sanitários, encerramento dos lixões, inclusão e proteção social dos catadores de materiais recicláveis e implementação da coleta seletiva.
Segundo a lei aprovada no fim da década passada, os lixões deveriam ser extintos em 2014, mas os prazos não foram cumpridos pelos municípios e esse processo de desativação dos lixões foi adiado por várias vezes. Durante o programa, os entrevistados esclareceram que, definitivamente, o lixão de Aquidabã será encerrado ainda no meio deste ano.
A Diretora de Meio Ambiente, Agnes, relatou que ainda há muita resistência entre os catadores neste processo de encerramento do modelo vigente e de organização da categoria. Dentre os obstáculos, ela destaca o descrédito da maioria deles para com o projeto, visto que, em Aquidabã, há um histórico de planos e tentativas em torno do tema que nunca deram certo. Acrescenta que acredita ser uma questão de tempo para que os catadores passem a aderir à nova realidade, uma vez que, quando posto em prática, o projeto por si acabará convencendo a categoria de que é o melhor caminho a seguir.
Mário Rosa de Albuquerque apresentou um panorama sobre os resíduos sólidos em Sergipe, destacando a importância da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios e do quanto o Consórcio do Baixo São Francisco está avançado no estado. Ele explicou que o novo modelo contribuirá para termos uma cidade mais humana, limpa e consciente, sobre a importância da preservação ambiental por meio de campanhas educativas, além da economia gerada para o município - principalmente por que as caçambas serão substituídas por carrinhos manuais - sobre a geração de emprego e renda com o processo de organização dos catadores - que, para abranger toda a cidade deverão ser muitos e poderão prestar seus serviços diretamente à prefeitura.
Agnes Vieira também informou sobre o processo de coleta seletiva que será iniciado ainda em maio, em Aquidabã, com um projeto piloto delimitado neste primeiro momento à Rua Sebastião Figueiredo, mais especificamente no trecho entre a Caixa D’água e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, um local sem ladeiras e sem comércio, abrangendo cerca de 129 residências, o que facilitará o processo de adaptação dos catadores à nova realidade e q geração de um resultado que poderá orientar o processo nas demais localidades do município.
Para que todo este projeto alcance os resultados desejados, será necessário muito empenho dos órgãos envolvidos e da população, em uma força tarefa em benefício de todos e todas e do meio ambiente.
O programa Agenda Comunitária sempre esteve atento a este tema que foi alvo de constantes debates desde o ano de 2013 na programação da Aquidabã FM. Foram realizadas diversas entrevistas, inclusive com outras participações do superintendente do CONBASF, além da participação da Associação Comunitária de Comunicação e Cultura de Aquidabã, organização detentora da emissora, no Núcleo Gestor de Planejamento Municipal, na luta pela elaboração do Plano Diretor de Aquidabã que é, também, instituído por lei e deve atender de forma ampla às questões ambientais - e outras - no território municipal.
Também é importante registrar as diárias participações populares em nossa programação, que demonstram insatisfação com a ineficiência do modelo vigente de coleta de resíduos sólidos, que causam diversos danos ao coletivo, além de contribuir para o aspecto sujo da cidade.
Reafirmamos o nosso compromisso com a causa socioambiental de Aquidabã e, esperamos retomar o assunto em breve com maiores informações e boas novas para o nosso povo.